O High Line, parque urbano inaugurado em 2008 em Nova Iorque, é definitivamente um dos espaços públicos mais celebrados e visitados na cidade nos últimos tempos e tem se tornado uma referência mundial pela qualidade do desenho urbano e pelo sucesso como estratégia de renovação de áreas centrais degradadas.
Mas o que poucos sabem é que o High Line é o resultado de um amplo processo de parcerias e debates entre a comunidade local e a municipalidade de Nova Iorque, que incluiu um Concurso Internacional de Ideias, realizado em 2003, e posteriormente um Concurso de Projetos com etapa de pré-qualificação, realizado em 2004.
Veja a seguir um pouco da história e dos registros desse processo:
O que é o High Line
O High Line é um parque urbano linear, implantado sobre uma linha férrea elevada construída em 1930 e posteriormente desativada, no lado oeste de Manhattan.
Em 1999, diante de ameaças de empreendedores que pretendiam demolir o elevado, um grupo de residentes da vizinhança criou a ONG Friends of the High Line, com a missão de transformar a estrutura elevada até então abandonada em um espaço público repleto de áreas verdes e passeios. Depois de três anos de planejamento e negociações jurídicas, a ONG convenceu a municipalidade de que o High Line traria grandes melhorias para o ambiente construído e estimularia o crescimento econômico da área. Em Dezembro de 2002 a Cidade de Nova Iorque deu o primeiro passo, mudando a legislação e transformando o elevado em um espaço público para circulação de pedestres.
Concurso Internacional de Ideias – 2003
Em Janeiro de 2003, a organização Friends of the High Line anunciou o concurso internacional de ideias Designing the High Line, com o objetivo de reunir e selecionar propostas inovadoras de transformação e reutilização do espaço. Os projetos não deveriam necessariamente ser práticas e realistas, uma vez que a intenção daquele concurso era criar novas visões e reflexões sobre o lugar. 720 equipes, de 36 países, submeteram propostas para o concurso. Os quatro premiados, além das menções e mais de 150 projetos selecionados fizeram parte de uma grande exposição, inaugurada em Julho de 2003. Clique aqui para conhecer os projetos premiados do concurso de ideias.
Concurso de Projetos com Pré-qualificação – 2004
Em 2004, a partir dos debates e reflexões gerados pelo concurso de ideias de 2003, o Friends of High Line e a municipalidade de Nova Iorque lançaram um processo de seleção que incluiu uma pré-qualificação de candidaturas, seguida de um concurso de projetos. 52 equipes fizeram parte da primeira etapa de seleção, dos quais 4 foram destacados como finalistas. Os 4 escritórios finalistas foram convidados a apresentar soluções projetuais para a área. As propostas fizeram parte de uma exposição aberta ao público em Nova Iorque, no verão de 2004. Clique nos links a seguir para conhecer os projetos finalistas:
James Corner Field Operations and Diller Scofidio + Renfro
Zaha Hadid Architects with Balmori Associates, Skidmore, Owings & Merrill LLP, and studio MDA
Steven Holl Architects with Hargreaves Associates and HNTB
TerraGRAM: Michael Van Valkenburgh Associates with D.I.R.T. Studio and Beyer Blinder Belle
Em Outubro de 2004, uma comissão composta por representantes da municipalidade de Nova Iorque e da ONG Friends of the High Line selecionaram o projeto da equipe formada pelos escritórios James Corner Field Operations (paisagismo) and Diller Scofidio + Renfro (arquitetura). Clique aqui para a ficha técnica completa do projeto.
Este projeto é uma mostra do que a arquitetura é capaz, modificando uma Hight Line sucateada, uma verdadeira cicatriz no meio de Nova Iorque transformando-a num parque urbano de alto nível com ciclovias, espaços de leitura, de lazer entre outros com qualidade. Mobiliarios urbanos bem projetados gerando espaços de aconchego a sociedade. Tudo proveniente de um concurso de ideias, vejam a importancia destas iniciativas.
fonte:
http://concursosdeprojeto.org/2012/01/10/high-line-nova-iorque/#