terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Do jeito dos antepassados

Cabral Arquitetos no Casa e Cia / Zero Hora do dia 22 fevereiro 2011.

Fazenda em Muitos Capões tem sede feita de taipa com área nova para o dono gourmet receber

Olhando para esta casa, dá para sentir o farfalhar das folhas das árvores e imaginar a vida sendo desfrutada devagar, como no tempo dos nossos bisavós. Pudera, o projeto é uma releitura das antigas construções da região italiana da Serra. Somam-se ao ruído das folhas ao vento o sino do campanário, na junção da construção nova com a antiga serve para chamar os comensais e o som do rio da telha, que corta a fazenda, no município de Muitos Capões, vizinho a Vacaria.

A moradia com a parte original da década de 1950 foi reformada e tem a parte nova projetada pelo escritório Cabral Arquitetos, com assinatura de Alberto Cabral. O proprietário, um gourmet, queria um "ambiente para integrar", reunindo equipamentos da cozinha campeira e da atual. Assim, a parte nova de 95 metros quadrados tem estar, cozinha e jantar e um lavabo.

– Este novo ambiente foi projetado para ser o mais sustentável possível. Todas as paredes são feitas de taipa de pedra. Não tem tijolo, não é revestimento. O taipeiro que realizou a obra mora no interior de Caxias do Sul e é um dos únicos profissionais do Estado. As pedras saem do próprio terreno – a região é muito pedregosa – conta Cabral.

Já as paredes e forros são de pinho (Araucaria Brasiliense) obtido com certificação, devido a uma barragem que iria inundar a região. Os tijolos para o piso provêm de Ipê, um município vizinho, e as esquadrias, de Otávio Rocha.






fonte: jornal zero hora de: 22 de fevereiro de 2011